Quem me conhece um pouquinho, sabe o amor que tenho por essas bonequinhas tão curiosas e intrigantes. Muitos me perguntam se tenho descendência russa, pois as tenho por todos os cantos da casa e estúdio.
Minha paixão começou quando estava grávida da minha primeira filha, Mariana, que hoje está com 7 anos. Foi a primeira vez que vi de perto uma boneca original da Rússia, na casa da tia do meu esposo. Foi amor à primeira vista. Após esse encontro comecei a colecionar incansavelmente exemplares.
Na gravidez da Manuela, minha segunda filha, que hoje está com 3 anos, fiz todo o enxoval inspirado nas Matrioskas. Fraldas bordadas, lembranças de maternidade, bonecas de feltro, chá de fraldas, decoração da maternidade, enfim... tudo! E para finalizar, fiz inclusive uma tattoo delas, como forma de homenagear minhas filhas. ;)
Quando voltei a me dedicar a fotografia, precisava de um logotipo que tivesse a minha cara, minha identidade e não pensei duas vezes: BINGO, a Matrioska ! Consegui unir a boneca que eu amo, com simbolismo que tem tudo a ver com o meu trabalho. Para esclarecer, vou contar um pouquinho sobre a história dessa boneca que está tão "na moda", até por conta da Copa do Mundo que está acontecendo da Russia.
O nome Matrioshka é o diminutivo do feminino Matryona (matrona), muito popular entre camponeses na Rússia antiga e proveniente da raiz latina, mater, ou mãe, portanto, simboliza a maternidade e a fertilidade. Ela é a protetora que guarda, cuida e leva todos dentro de si, que abre seu ventre nos momentos de perigo para esconder e proteger sua família.
Acredita-se que a bonequinha traz boa sorte aos donos da casa e é tradição presentear recém-nascidos com Matrioshkas para lhes desejar uma vida longa e próspera. Algumas lendas contam também que elas são realizadoras de desejos profundos e espirituais, como a cura de um parente enfermo, cujo nome deve ser escrito em um papelzinho e deixado durante as noites dentro da penúltima bonequinha de um conjunto de Matrioshkas. Outra superstição popular diz que é possível fazer um desejo diferente a cada boneca do conjunto, então quanto maior a família de bonequinhas, mais desejos poderão ser feitos.
E realmente já se passaram 4 maravilhosos e prósperos anos usando o mesmo logotipo e chegou a hora de mudar, de inovar e transformar... mostrar o que de verdade ela significa para o meu trabalho. Uma explosão de amor pela fotografia de família !
O resultado de todo esse amor você confere abaixo: